Blockchain

Uma blockchain é uma base descentralizada de registros e dados globais sobre transações. Ela funciona como uma cadeia formada por vários blocos que ficam divididos entre computadores espalhados por todo o mundo. A informação contida em um bloco complementa as informações contidas nos outros. Sempre que ocorra uma alteração em um deles, todos os outros blocos verificam se essa alteração ou adição está correta, validando ou não a informação.

Com o SOL, todas as ordens de compra das associações e cooperativas passam a acontecer pelo aplicativo, que armazena digitalmente os dados do processo. Esses dados são mantidos também em um blockchain localizada na infraestrutura dos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte. Dessa forma, as informações ficam protegidas contra alterações. Qualquer tentativa de corromper os dados pode ser facilmente notada e reportada, tornando a auditoria das compras ainda mais transparente, segura e eficiente.

 
 
bk-04.png

Software Livre com Código Aberto

O SOL é um software livre com código aberto (open source). Na prática, isso significa que o sistema pode ser universalmente redistribuído sem a necessidade de pagamento de licenças comerciais. Além disso, todo o design e esquematização que o compõem podem ser consultados, examinados e modificados livremente por quem desejar replicá-lo.

O código aberto (open source) é um modelo de desenvolvimento que promove a colaboração na produção intelectual. Coerente em relação ao cenário de Transformação Digital dos Governos – observável em países como Alemanha, França e Espanha –, ele é essencial para a promoção da padronização, modernização e otimização das tecnologias produzidas pela gestão pública e para ela. E justamente por estimular o compartilhamento e o reaproveitamento de soluções tecnológicas, o modelo de código aberto contribui na otimização dos gastos públicos.

Quer ter o SOL no seu estado, país ou instituição? Acesse a documentação sobre o aplicativo disponível no Github do projeto, clicando aqui.

 
 
bk-04.png